Praticagem do Brasil participa de treinamento em modelos reduzidos tripulados, no Panamá
O CONAPRA fez alguns entendimentos com autoridades do canal do Panamá de treinar nossos práticos em modelos tripulados, modelos reduzidos no centro de treinamento que existe no Panamá. A finalidade desse treinamento é preparar nossos Práticos para manobrar navios porta- container de grande porte e ainda não veio para o Brasil, mas que em breve deve estar chegando. Então o CONAPRA está se antecipando a isso e está provendo esse treinamento para os Práticos, não apenas no Panamá mas também nos Estados Unidos em um centro de treinamento próximo à New Orleans.
Esses modelos reduzidos são na verdade, um navio em escala. Então o Prático, ele ao invés de manobrar em um simulador, um computador, ele realmente embarca em um modelo que tem uma escala 1:25 e esse modelo ele é uma reprodução fiel daquele navio. Então o Prático pode sentir todos os efeitos hidrodinâmicos como se estivesse no navio. Então é um treinamento muito interessante, muito caro, exige investimento alto, mas a praticagem do Brasil entende que isso é fundamental para que os Práticos estejam efetivamente preparados para manobrar com segurança esse tipo de navio. Você tem não só os navios em modelo reduzido, como rebocadores também. E esse centro de treinamento no Panamá, fica em um lago artificial, que foi construído especialmente para isso. Então eles tem esse centro de treinamento e utilizaram para qualificar os seus Práticos para manobrar esses navios e através de um entendimento que o CONAPRA fez com a autoridade do canal do Panamá, nós conseguimos ter acesso a esse centro de treinamento e uma permissão especial para treinar os nosso Práticos. Nós já temos 10 turmas programadas com 4 Práticos em cada turma.
Esses modelos reduzidos são na verdade, um navio em escala. Então o Prático, ele ao invés de manobrar em um simulador, um computador, ele realmente embarca em um modelo que tem uma escala 1:25 e esse modelo ele é uma reprodução fiel daquele navio. Então o Prático pode sentir todos os efeitos hidrodinâmicos como se estivesse no navio. Então é um treinamento muito interessante, muito caro, exige investimento alto, mas a praticagem do Brasil entende que isso é fundamental para que os Práticos estejam efetivamente preparados para manobrar com segurança esse tipo de navio. Você tem não só os navios em modelo reduzido, como rebocadores também. E esse centro de treinamento no Panamá, fica em um lago artificial, que foi construído especialmente para isso. Então eles tem esse centro de treinamento e utilizaram para qualificar os seus Práticos para manobrar esses navios e através de um entendimento que o CONAPRA fez com a autoridade do canal do Panamá, nós conseguimos ter acesso a esse centro de treinamento e uma permissão especial para treinar os nosso Práticos. Nós já temos 10 turmas programadas com 4 Práticos em cada turma.