Parceria entre Praticagem de São Paulo com a Clia Brasil – Navios de Passageiros
Com o objetivo de incentivar o turismo nas regiões de Santos, São Sebastião e Ilha Bela, a CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) e a Praticagem de São Paulo assinam nesta quinta-feira (08/12), acordo inédito que prevê uma tabela específica para a remuneração dos serviços de Praticagem para navios de passageiros, com descontos progressivos. Resultado de dois anos de negociação, a nova tabela terá vigência inicial de cinco temporadas. O preço passa a ser calculado com base no número de escalas da empresa de cruzeiros: quanto maior for o número de escalas em Santos e São Sebastião, maior será o desconto.
Até agora, os serviços de Praticagem no estado de São Paulo eram remunerados de acordo com tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). O novo acordo proporciona uma redução de 26% nos preços da temporada 2016/2017. É a primeira vez, no Brasil, que a CLIA BRASIL e a Praticagem assinam proposta específica para navios de passageiros.
“Pretendemos, com essa ação, contribuir para atrair mais navios de cruzeiro para os portos de Santos e São Sebastião, estimulando o turismo na região”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues.
Usar a palavra “PARCERIA” é, em primeiro lugar bastante apropriado, porque nós temos uma relação comercial, os armadores, eles são obrigados por lei a tomar o serviço da praticagem e nós temos uma tabela de preços com eles, em que eles pagam pelo serviço.
Uma tabela única de arquitetura única no mundo, feita especialmente como se diz no jargão “customizada” para indústria de cruzeiros. No mundo inteiro os navios são cobrado de acordo com seu tamanho e distância navegada. Essa tabela agora que eu acredito que ABREMAR através da CLIA vai levar para outros lugares do Brasil e do mundo ela é por capacidade de passageiros e por número de escadas. O navio que carregue dois mil passageiros, se ele vier oito vezes ele vai pagar um preço “x” e esse preço vai diminuindo quanto mais escalas ele fizer aqui. Além disso o contrato com validade de 5 anos, ou seja, realmente tornou-se uma parceria, passou da parte da relação comercial e tornou-se uma parceria. Com isso eles vão saber que por 5 anos eles vão poder trazer mais navios e quanto mais navios eles trouxerem menos eles pagaram pelo serviço de praticagem, ou seja uma coisa inédita, uma coisa bastante saudável e a gente sabe o quanto a indústria de Cruzeiro é importante para o mundo e para as cidades onde os navios escalam. Isso vai gerar não só mas navios na nossa costa, não só mais turistas nos navios, vai gerar também mais emprego do setor de serviços e turismo nas cidades e onde esses navios escalam. Eu acho que talvez nós tenhamos um criado um paradigma mundial aqui.
Até agora, os serviços de Praticagem no estado de São Paulo eram remunerados de acordo com tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). O novo acordo proporciona uma redução de 26% nos preços da temporada 2016/2017. É a primeira vez, no Brasil, que a CLIA BRASIL e a Praticagem assinam proposta específica para navios de passageiros.
“Pretendemos, com essa ação, contribuir para atrair mais navios de cruzeiro para os portos de Santos e São Sebastião, estimulando o turismo na região”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues.
Usar a palavra “PARCERIA” é, em primeiro lugar bastante apropriado, porque nós temos uma relação comercial, os armadores, eles são obrigados por lei a tomar o serviço da praticagem e nós temos uma tabela de preços com eles, em que eles pagam pelo serviço.
Uma tabela única de arquitetura única no mundo, feita especialmente como se diz no jargão “customizada” para indústria de cruzeiros. No mundo inteiro os navios são cobrado de acordo com seu tamanho e distância navegada. Essa tabela agora que eu acredito que ABREMAR através da CLIA vai levar para outros lugares do Brasil e do mundo ela é por capacidade de passageiros e por número de escadas. O navio que carregue dois mil passageiros, se ele vier oito vezes ele vai pagar um preço “x” e esse preço vai diminuindo quanto mais escalas ele fizer aqui. Além disso o contrato com validade de 5 anos, ou seja, realmente tornou-se uma parceria, passou da parte da relação comercial e tornou-se uma parceria. Com isso eles vão saber que por 5 anos eles vão poder trazer mais navios e quanto mais navios eles trouxerem menos eles pagaram pelo serviço de praticagem, ou seja uma coisa inédita, uma coisa bastante saudável e a gente sabe o quanto a indústria de Cruzeiro é importante para o mundo e para as cidades onde os navios escalam. Isso vai gerar não só mas navios na nossa costa, não só mais turistas nos navios, vai gerar também mais emprego do setor de serviços e turismo nas cidades e onde esses navios escalam. Eu acho que talvez nós tenhamos um criado um paradigma mundial aqui.