O Porto de São Sebastião e sua história por Comandante Hermann Martins – prático São Sebastião / Santos
Hoje nós estamos aqui com o Comandante Herman. Ele começou no porto de São Sebastião ainda como comandante da Marinha de Guerra. Como você poderia contar as particularidades do Porto de São Sebastião?
O Porto de São Sebastião é um porto natural, de águas abrigadas, com um canal muito profundo e que a limpeza do canal é feita pelas correntes marítimas de forma natural e isso que concede a São Sebastião uma característica única, de ter um porto que é dragado naturalmente permanentemente. No começo São Sebastião era usado apenas localmente como, com os pescadores, e usado pela Fazenda dos Ingleses que tinha em Caraguatatuba, uns ingleses tinham uma fazenda muito grande e ela fazia exportação para Europa, então usava o canal de São Sebastião, os navios fundiavam e recebiam as frutas e exportações para a Europa através de chatas. Em 1930 foi feita uma licitação para construção do porto e o porto, em 1934, começou a construção do porto que demorou até 1955 Quando foi inaugurado e começou o trânsito regular de navios. Aí, os navios de carga que levavam fruta para Europa eles atracavam, não precisava o trabalho ser fundeado, e os navios de faziam o trânsito normalmente, navios pequenos, de cabotagem, porque não havia estrada ainda descendo a serra para acesso São Sebastião.
O Porto de São Sebastião é um porto natural, de águas abrigadas, com um canal muito profundo e que a limpeza do canal é feita pelas correntes marítimas de forma natural e isso que concede a São Sebastião uma característica única, de ter um porto que é dragado naturalmente permanentemente. No começo São Sebastião era usado apenas localmente como, com os pescadores, e usado pela Fazenda dos Ingleses que tinha em Caraguatatuba, uns ingleses tinham uma fazenda muito grande e ela fazia exportação para Europa, então usava o canal de São Sebastião, os navios fundiavam e recebiam as frutas e exportações para a Europa através de chatas. Em 1930 foi feita uma licitação para construção do porto e o porto, em 1934, começou a construção do porto que demorou até 1955 Quando foi inaugurado e começou o trânsito regular de navios. Aí, os navios de carga que levavam fruta para Europa eles atracavam, não precisava o trabalho ser fundeado, e os navios de faziam o trânsito normalmente, navios pequenos, de cabotagem, porque não havia estrada ainda descendo a serra para acesso São Sebastião.