O crescimento de São Sebastião e o Porto por Comandante Hermann Martins – prático Santos/São Sebastião ZP16
O crescimento de São Sebastião sempre foi ligado a parte comercial, a parte de maior volume, como um Porto complementar do Estado de São Paulo para atender a área portuária porque, como Santos é um Porto de água mais restritas e com pouca profundidade, o Porto São Sebastião supriu essa diferença de calado e foram investidos na construção do terminal e hoje em dia já se fala na ampliação do cais comercial também para atender o serviço complementar do serviço de container para os navios de container maiores fazerem escala em São Sebastião, na chegada e na saída, para o transbordo de carga e atingir a profundidade correta. Então eles fariam a travessia com o calado máximo, parariam em São Sebastião, aliviariam o navio atracado para o calado de entrada do porto de Santos, operariam em Santos e no término da operação na costa brasileira estocariam em São Sebastião, carregando até o calado máximo, para fazer as viagens internacionais e, melhorando o preço da logística dos navios maiores, a logística de transporte fica mais barata.