Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho recebe o Programa Amigos do Mar em Belém
O Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho é natural do Rio de
Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1981.
Principais cargos e comissões:
Imediato do Navio-Patrulha Costeiro “Parati”; Contratorpedeiro “Pernambuco”
(Grupo de Recebimento nos EUA); Comandante do Aviso de Instrução “GuardaMarinha Brito”; Comissão Naval Brasileira na Europa; Comandante da Estação
Rádio da Marinha em Brasília; Comandante do Navio Desembarque-Doca “Ceará”;
Diretor do Centro de Inteligência da Marinha; e Comandante do 6º Distrito Naval.
Principais condecorações:
Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau
Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Oficial); Medalha da Vitória;
Medalha Militar de Ouro (Passador de Platina); Medalha do Pacificador; Medalha
Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro
(Quatro Âncoras); Medalha Rede Interamericana de Telecomunicaciones
Navales – EUA (RITN); e Ordem do Mérito Naval Boliviano.
A satisfação é nossa, a felicidade é nossa de ter um importante veículo de comunicação divulgando nossa Marinha. Quando você fez contato comigo, eu fiquei muito feliz de seu interesse por mostrar um pouco do nosso comando do 4º Distrito Naval, nosso portal da Amazônia.
São 4 Estados. O Estado do Amapá, Estado do Pará, Estado do Maranhão e o Estado do Piauí. A Sede do Distrito fica aqui em Belém, mas nós temos Capitânia, no Amapá, nós vamos agora, em breve será criada uma Agência da Capitânia dos Portos lá no Oiapoque que é uma necessidade, que a Marinha tem vista e deslumbrada, então em breve nós teremos mais uma organização militar, nós temos no Maranhão uma Capitânia dos Portos e temos no Piauí também uma Capitânia dos Portos.
Aqui nós temos esses problemas é a chamada cultura do risco, é aquela pessoa que acha que com ela isso não vai acontecer. Então logo que assumimos o comando aqui, nós tivemos alguns acidentes considerados um pouco mais grave, foi o afundamento de um empurrador e um barco também que afundou, que gerou algumas vítimas, gerou algumas vítimas esses acidentes, geraram algumas vítimas e nós tivemos que tomar algumas providências. Então minha determinação a partir daqueles acidentes é envolver o responsável por aquele acidente que na verdade é o comandante da embarcação. Se o comandante da embarcação, ele não tem uma carteira para conduzir a embarcação ele já está cometendo um crime, se ele tem a carteira, ele conhece tudo que a Marinha ensinou pra ele e se não está cumprindo algum tipo de norma, ele está cometendo algum crime também então a partir desse momento que aconteceu esses acidentes, nós buscamos sempre levar o comandante que esteja cometendo algum tipo de contravenção, algum tipo crime considerado grave, como por exemplo não tem a carteira, o barco não está registrado, não tem colete salva vida, não tem boia salva vida, levando o cargo que ele não pode levar, nós levamos ele à delegacia de polícia e ele é enquadrado no artigo 261, artigo132 do código penal militar que é colocar a embarcação em risco ou colocar pessoas em risco. Então desde que eu tomei essa decisão aqui no Distrito já foram 26 comandantes de embarcações que foram presos em flagrantes por estarem deixando de cumprir algum tipo de norma. Exemplo de outras coisas que as vezes acontecem aqui é, alcoolizado. Prendemos a pouco tempo um comandante de embarcação totalmente alcoolizado transportando pessoas ou seja é a mesma coisa que ele estivesse dentro de um carro dirigindo um carro transportando pessoas, bêbado, ele está colocando em risco a vida daquelas pessoas, então ele tem que ser punido por aquilo que ele está fazendo, então essa foi uma maneira que nós encontramos de mostrar um estado forte, de mostrar o que tem que ser feito para que cada vez mais possamos reduzir o número de acidente aqui nessa região. Não é fácil porque a cultura de risco é muito grande aqui, comigo não vai acontecer e acontece, quase todo dia acaba morrendo gente nesse rio porque não tem colete salva vida, porque está bêbado ou seja a pessoa não quer cumprir as normas, tem um preço a pagar e as vezes o preço a pagar é o preço de uma vida.
Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1981.
Principais cargos e comissões:
Imediato do Navio-Patrulha Costeiro “Parati”; Contratorpedeiro “Pernambuco”
(Grupo de Recebimento nos EUA); Comandante do Aviso de Instrução “GuardaMarinha Brito”; Comissão Naval Brasileira na Europa; Comandante da Estação
Rádio da Marinha em Brasília; Comandante do Navio Desembarque-Doca “Ceará”;
Diretor do Centro de Inteligência da Marinha; e Comandante do 6º Distrito Naval.
Principais condecorações:
Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau
Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Oficial); Medalha da Vitória;
Medalha Militar de Ouro (Passador de Platina); Medalha do Pacificador; Medalha
Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro
(Quatro Âncoras); Medalha Rede Interamericana de Telecomunicaciones
Navales – EUA (RITN); e Ordem do Mérito Naval Boliviano.
A satisfação é nossa, a felicidade é nossa de ter um importante veículo de comunicação divulgando nossa Marinha. Quando você fez contato comigo, eu fiquei muito feliz de seu interesse por mostrar um pouco do nosso comando do 4º Distrito Naval, nosso portal da Amazônia.
São 4 Estados. O Estado do Amapá, Estado do Pará, Estado do Maranhão e o Estado do Piauí. A Sede do Distrito fica aqui em Belém, mas nós temos Capitânia, no Amapá, nós vamos agora, em breve será criada uma Agência da Capitânia dos Portos lá no Oiapoque que é uma necessidade, que a Marinha tem vista e deslumbrada, então em breve nós teremos mais uma organização militar, nós temos no Maranhão uma Capitânia dos Portos e temos no Piauí também uma Capitânia dos Portos.
Aqui nós temos esses problemas é a chamada cultura do risco, é aquela pessoa que acha que com ela isso não vai acontecer. Então logo que assumimos o comando aqui, nós tivemos alguns acidentes considerados um pouco mais grave, foi o afundamento de um empurrador e um barco também que afundou, que gerou algumas vítimas, gerou algumas vítimas esses acidentes, geraram algumas vítimas e nós tivemos que tomar algumas providências. Então minha determinação a partir daqueles acidentes é envolver o responsável por aquele acidente que na verdade é o comandante da embarcação. Se o comandante da embarcação, ele não tem uma carteira para conduzir a embarcação ele já está cometendo um crime, se ele tem a carteira, ele conhece tudo que a Marinha ensinou pra ele e se não está cumprindo algum tipo de norma, ele está cometendo algum crime também então a partir desse momento que aconteceu esses acidentes, nós buscamos sempre levar o comandante que esteja cometendo algum tipo de contravenção, algum tipo crime considerado grave, como por exemplo não tem a carteira, o barco não está registrado, não tem colete salva vida, não tem boia salva vida, levando o cargo que ele não pode levar, nós levamos ele à delegacia de polícia e ele é enquadrado no artigo 261, artigo132 do código penal militar que é colocar a embarcação em risco ou colocar pessoas em risco. Então desde que eu tomei essa decisão aqui no Distrito já foram 26 comandantes de embarcações que foram presos em flagrantes por estarem deixando de cumprir algum tipo de norma. Exemplo de outras coisas que as vezes acontecem aqui é, alcoolizado. Prendemos a pouco tempo um comandante de embarcação totalmente alcoolizado transportando pessoas ou seja é a mesma coisa que ele estivesse dentro de um carro dirigindo um carro transportando pessoas, bêbado, ele está colocando em risco a vida daquelas pessoas, então ele tem que ser punido por aquilo que ele está fazendo, então essa foi uma maneira que nós encontramos de mostrar um estado forte, de mostrar o que tem que ser feito para que cada vez mais possamos reduzir o número de acidente aqui nessa região. Não é fácil porque a cultura de risco é muito grande aqui, comigo não vai acontecer e acontece, quase todo dia acaba morrendo gente nesse rio porque não tem colete salva vida, porque está bêbado ou seja a pessoa não quer cumprir as normas, tem um preço a pagar e as vezes o preço a pagar é o preço de uma vida.