Ships are getting bigger and bigger but some ports aroud the world are still the same in their geografy. RICARDO FALCÃO
Os navios estão ficando maiores e maiores, mas alguns portos ao redor do mundo
São ainda os mesmos em sua geografia. Minha pergunta:
Como é a manobrabilidade destes navios
É bem difícil manobrar navios cada vez maiores. Você tem na verdade muitos desafios. Os canais são os mesmos, são poucos portos no mundo em que algum tipo de dragagem é feita antes de receber navios do porte atual. O prático tem então que fazer muitas simulações antes de seguirem para muitos portos. Os práticos ainda são as pessoas que resolvem os problemas. Isso porque as empresas de navegação resolveram construir navios maiores. Onde você operava com navios com capacidade para 6000 TEUS, agora você opera com 18.000 TEUS, três vezes mis containers. Os desafios só aumentam e isso aumenta a demanda dos práticos cada vez mais capacitados. É muito importante que esses práticos sejam muito bem qualificados, para trabalharem muito bem. O prático tem que estar bem atualizados e os portos bem equipados com rebocadores, por exemplo, para que sempre que os práticos necessitem os portos possam atende lós a contento. Toda vez que você tem um navio do porte mencionado (18.000 TEUS) você tem um cenário de negócios que vale mais de um bilhão de dólares caso haja algum tipo de perda. Atracar um navio envolve muito dinheiro, é muito desafiador e arriscado. Os práticos tem que fazer as manobras sem nenhum derramamento de óleo, sem nenhum acidente, tudo tem que ser perfeito.
São ainda os mesmos em sua geografia. Minha pergunta:
Como é a manobrabilidade destes navios
É bem difícil manobrar navios cada vez maiores. Você tem na verdade muitos desafios. Os canais são os mesmos, são poucos portos no mundo em que algum tipo de dragagem é feita antes de receber navios do porte atual. O prático tem então que fazer muitas simulações antes de seguirem para muitos portos. Os práticos ainda são as pessoas que resolvem os problemas. Isso porque as empresas de navegação resolveram construir navios maiores. Onde você operava com navios com capacidade para 6000 TEUS, agora você opera com 18.000 TEUS, três vezes mis containers. Os desafios só aumentam e isso aumenta a demanda dos práticos cada vez mais capacitados. É muito importante que esses práticos sejam muito bem qualificados, para trabalharem muito bem. O prático tem que estar bem atualizados e os portos bem equipados com rebocadores, por exemplo, para que sempre que os práticos necessitem os portos possam atende lós a contento. Toda vez que você tem um navio do porte mencionado (18.000 TEUS) você tem um cenário de negócios que vale mais de um bilhão de dólares caso haja algum tipo de perda. Atracar um navio envolve muito dinheiro, é muito desafiador e arriscado. Os práticos tem que fazer as manobras sem nenhum derramamento de óleo, sem nenhum acidente, tudo tem que ser perfeito.