O navio utiliza tecnologia majoritariamente brasileira e marca a retomada da construção naval no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
A Marinha do Brasil (MB) informa que chega ao Porto de Santos, nesta quinta-feira (20), o Navio-Patrulha “Maracanã”, o mais novo meio naval da Armada, que se juntará aos navios, ora em atividade no Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (ComGptPatNavSSE), colaborando nas atividades de patrulhamento, de inspeção naval e da salvaguarda da vida humana no mar no litoral dos estados de São Paulo e Paraná.
Incorporado à MB recentemente (02/DEZ/2022), o navio utiliza tecnologia majoritariamente brasileira e marca a retomada da construção naval no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Representa, também, um esforço conjunto para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitando e aprimorando a mão de obra da construção naval, aperfeiçoando sistemas e equipamentos, além do fomento à indústria nacional.
A presença do NPa “Maracanã” no Porto de Santos evidencia a atenção da MB em consolidar a presença da instituição no maior e mais importante porto da América Latina, reforçando as preocupações com um setor estratégico e em plena expansão, essencial para à economia do país.
O primeiro Comandante do navio é o Capitão de Corveta RAPHAEL SAIDEL DA COSTA.
Informações gerais:
Características do navio:
– Um canhão de 40mm;
– Duas metralhadoras de 20mm;
– Tripulação de 35 militares;
– Autonomia de 10 dias no mar;
– Radares e sensores de última geração;
– Velocidade máxima mantida de 21 nós;
– Deslocamento 425 toneladas; e
– Calado 2,45m.