Confira a entrevista com o Coordenador-Executivo do Centro, o Almirante de Esquadra Moura Neto
Já pensou na importância que o mar tem para o Brasil? A quase totalidade das importações e exportações, vitais para economia do País, é feita pelo mar, 90% do petróleo e 80% do gás natural são retirados do mar, e no litoral temos 17 estados que correspondem a 90% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar disso, o mar brasileiro, também denominado Amazônia Azul, ainda é um desconhecido do cidadão comum e as potencialidades do oceano ainda são pouco exploradas. Mas como mudar essa situação? Quais instituições brasileiras estão preocupadas em fortalecer a mentalidade marítima e a cultura oceânica?
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro é uma organização sem fins lucrativos, que tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do mar brasileiro, também conhecido, nacionalmente, como Amazônia Azul.
O livro reúne dados e informações extremamente relevantes sobre as atividades brasileiras no mar. É certamente um documento de referência, capaz de despertar o interesse da sociedade brasileira quanto ao valor e às potencialidades do mar brasileiro.
Nos próximos meses, o Cembra organizará as seguintes atividades:
Creio que sim. O Almirante Paulo Moreira da Silva dizia que “O Brasil não é viável sem o mar”. Nossa história sempre foi vinculada ao mar. Fomos descobertos pelo mar; fomos invadidos pelo mar, por países que cobiçavam nossos recursos; e nossa Independência foi consolidada pelo mar. O Brasil participou, pelo mar, das Campanhas do Período Regencial [Cabanada, Balaiada etc], da Guerra da Tríplice Aliança [2º Reinado], e da 1ª e da 2ª Guerra Mundial.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/