Inaugurações e homenagens marcaram as comemorações pelos 65 anos da Base de Pesquisa “Clarimundo de Jesus” do Instituto Oceanográfico (IO), no dia 5 de setembro. “Pela primeira vez temos a visita de um reitor a esta Base, cujo terreno foi escolhido pelo próprio professor Besnard, nosso patrono. Hoje é um dia muito especial e toda a equipe do IO se uniu para proporcionar este evento. Todos nós fazemos parte dessa história”, afirmou a diretora do Instituto, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.
O reitor Vahan Agopyan visitou as novas instalações da Base, acompanhado pelos professores do Departamento de Oceanografia Biológica, Daniel Eduardo Lavanholi de Lemos e Rubens Mendes Lopes, que apresentaram os projetos desenvolvidos no Laboratório de Aquicultura Marinha Multiusuários e no Laboratório Integrado de Processos Oceanográficos.
“Não é fácil para uma instituição manter uma base como essa por 65 anos e outra, em Cananeia, por quase 70 anos. Tudo isso não aconteceu espontaneamente, é fruto do trabalho de pessoas que se dedicaram e se comprometeram com o desenvolvimento do Instituto. É essa continuidade que garante que a pesquisa aqui desenvolvida gere resultados para toda a sociedade. Hoje vocês são os herdeiros desses visionários e estão aqui garantindo um futuro melhor para o nosso País”, ressaltou Agopyan.