1908 Tecnologia e navegação no Rio Amazonas por Ricardo Falcão- prático da Bacia Amazônica Oriental
São vários equipamentos que se usam a bordo para melhor condução do navio pelo rio amazonas, dando maior precisão na navegação
O principal equipamento que nós temos é o radar que permite independente de qualquer informação que se tenha ou consiga enxergar e analisar o que tem em volta de mim.
Um segundo equipamento é a carta eletrônica, mas a carta eletrônica dá a informação de como devem ser as coisas, ou seja, é uma carta que eu tenho minha posição, meu rumo e várias informações estão ali, mas ela não me diz o que eu estou fazendo, mas aquilo que eu deveria estar fazendo eu preciso das duas informações tanto do radar como da carta eletrônica para eu checar as duas e ver se elas batem. O outro equipamento que nós desenvolvemos que é hoje padrão mundial é o PPU Portable Pilot Unit, que esse equipamento conectado ao nosso IPAD. Nós trabalhamos com dois modelos – um como esse aí que eu estou operando nesse momento que nós acabamos de embarcar que é quando vi usa o Pilot Plug Conectado a uma antena que transmite via WI FI para meu IPAD, então as informações de rumo, de velocidade, posição – quais são os navios que estão em volta de mim tudo que há no IES. É transmitido e colocado dentro da carta eletrônica nossa no IPAD, essa carta que está aqui é uma carta que nós fizemos, que nós temos ciência da precisão dela, e é utilizada para comparar com a carta eletrônica do navio com o radar é mais uma fonte de informação que ajuda na tomada de decisão do prático. Só que nós não podemos confiar totalmente nos equipamentos nas informações de bordo, porque as vezes um ajuste errado pode dar uma posição errada, ainda mais em uma navegação de precisão, então para isso, os práticos da Bacia Amazônica, adquiriram uma antena de altíssima qualidade que é aquela que está na Asa terminando de se orientar e é ela que vai passar a orientar os meus equipamentos. Então é um equipamento caríssimo, um investimento realmente primordial para oferecer o máximo de segurança, o que ela faz, dá um giro independente, eu passo a saber o rumo do navio independente do que o giro do navio está dizendo eu passo a ter uma posição de GPS de altíssima qualidade, eu não dependo dos ajustes do navio, eu passo a ter várias informações que eu possa comparar as informações do navio chegar a uma conclusão na decisão a ser tomada do próximo rumo de um cruzamento e permitir que o nosso equipamento, o momento que eu vou cruzar com o outro navio, que eu vejo o momento que as coisas vão acontecer, quando eu estou aproximando de uma nova curva, quando eu estou fazendo uma navegação de alta precisão confirmo a informação do radar, carta eletrônica do navio e o nosso equipamento e ai sim podemos tomar a decisão. Lembrando que existem outros equipamentos como ecobatimetro que para nós aqui na Amazônia, é o coração do que a gente faz, porque as ecobatimetrias mudam as vezes com uma velocidade surpreendente aqui, as vezes de uma semana para outra, um canal se fecha, uma ilha some, as vezes um novo canal aprece, sem o ecobatimetro que nos dá a realidade do que está acontecendo agente não conseguiria ajustar com tanta velocidade que nós fazemos hoje em dia. Isso tudo são informações que dão suporte na tomada de decisão do prático com o Comandante para que a navegação na Amazônia seja assegurada
O principal equipamento que nós temos é o radar que permite independente de qualquer informação que se tenha ou consiga enxergar e analisar o que tem em volta de mim.
Um segundo equipamento é a carta eletrônica, mas a carta eletrônica dá a informação de como devem ser as coisas, ou seja, é uma carta que eu tenho minha posição, meu rumo e várias informações estão ali, mas ela não me diz o que eu estou fazendo, mas aquilo que eu deveria estar fazendo eu preciso das duas informações tanto do radar como da carta eletrônica para eu checar as duas e ver se elas batem. O outro equipamento que nós desenvolvemos que é hoje padrão mundial é o PPU Portable Pilot Unit, que esse equipamento conectado ao nosso IPAD. Nós trabalhamos com dois modelos – um como esse aí que eu estou operando nesse momento que nós acabamos de embarcar que é quando vi usa o Pilot Plug Conectado a uma antena que transmite via WI FI para meu IPAD, então as informações de rumo, de velocidade, posição – quais são os navios que estão em volta de mim tudo que há no IES. É transmitido e colocado dentro da carta eletrônica nossa no IPAD, essa carta que está aqui é uma carta que nós fizemos, que nós temos ciência da precisão dela, e é utilizada para comparar com a carta eletrônica do navio com o radar é mais uma fonte de informação que ajuda na tomada de decisão do prático. Só que nós não podemos confiar totalmente nos equipamentos nas informações de bordo, porque as vezes um ajuste errado pode dar uma posição errada, ainda mais em uma navegação de precisão, então para isso, os práticos da Bacia Amazônica, adquiriram uma antena de altíssima qualidade que é aquela que está na Asa terminando de se orientar e é ela que vai passar a orientar os meus equipamentos. Então é um equipamento caríssimo, um investimento realmente primordial para oferecer o máximo de segurança, o que ela faz, dá um giro independente, eu passo a saber o rumo do navio independente do que o giro do navio está dizendo eu passo a ter uma posição de GPS de altíssima qualidade, eu não dependo dos ajustes do navio, eu passo a ter várias informações que eu possa comparar as informações do navio chegar a uma conclusão na decisão a ser tomada do próximo rumo de um cruzamento e permitir que o nosso equipamento, o momento que eu vou cruzar com o outro navio, que eu vejo o momento que as coisas vão acontecer, quando eu estou aproximando de uma nova curva, quando eu estou fazendo uma navegação de alta precisão confirmo a informação do radar, carta eletrônica do navio e o nosso equipamento e ai sim podemos tomar a decisão. Lembrando que existem outros equipamentos como ecobatimetro que para nós aqui na Amazônia, é o coração do que a gente faz, porque as ecobatimetrias mudam as vezes com uma velocidade surpreendente aqui, as vezes de uma semana para outra, um canal se fecha, uma ilha some, as vezes um novo canal aprece, sem o ecobatimetro que nos dá a realidade do que está acontecendo agente não conseguiria ajustar com tanta velocidade que nós fazemos hoje em dia. Isso tudo são informações que dão suporte na tomada de decisão do prático com o Comandante para que a navegação na Amazônia seja assegurada