1. Redraf e a Praticagem de São Paulo por Claudio Paulino
Desenvolvido especificamente para a Praticagem de São Paulo com o objetivo de aumentar a segurança nas manobras e otimizar o aproveitamento das “janelas de maré”, nesta época em que navios com dimensões gigantescas frequentam o Porto, cuja condições geográficas permanecem praticamente inalteradas há décadas.
Medida dos Navios – Até o ano 2000, a maior parte dos navios que operavam no cais santista apresentava arqueação entre 10 e 20 mil toneladas, com no máximo 200 metros de comprimento e 25 metros de largura. Dezesseis anos depois, a arqueação com mais de 50 mil toneladas já ultrapassa as três mil embarcações e o comprimento dos navios praticamente dobrou, atingindo 336 metros.
Medida dos Navios – Até o ano 2000, a maior parte dos navios que operavam no cais santista apresentava arqueação entre 10 e 20 mil toneladas, com no máximo 200 metros de comprimento e 25 metros de largura. Dezesseis anos depois, a arqueação com mais de 50 mil toneladas já ultrapassa as três mil embarcações e o comprimento dos navios praticamente dobrou, atingindo 336 metros.