Tecnologia e Estrutura com inovação – Evandro Saab – presidente da Praticagem da Barra do Pará
Já, no século XX, o Governo Federal abre concorrência pública para as obras do novo porto, saindo vencedor Percival Farquhar que organiza a Companhia Port of Pará. O homem de negócios, natural da Pensilvânia (Estados Unidos) retirou todos os trapiches existentes em frente à cidade e no mesmo local construiu o Porto de Belém, inaugurando em 02 de outubro de 1909, 120 metros de cais e o primeiro armazém de 20 por 100 metros. Quatro anos depois, em 1913, o Porto já estava com 1.718 metros de cais acostável e 15 armazéns.
Hoje, o Porto de Belém, a 120 Km do Oceano Atlântico e na margem direita da Baía de Guajará, formada pelos rios Moju, Guamá, Acará e Pará, é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP). A principal entrada marítima que leva ao Porto de Belém está entre a ilha do Fortim e a barra, o acesso é pelo canal Oriental, que tem 90 a 180 m de largura média, 6.000 m de comprimento e 7 m de profundidade. A bacia de evolução fica em frente à Doca do Ver-o-Peso e tem 500 m de comprimento por 500 m de largura.
Hoje, o Porto de Belém, a 120 Km do Oceano Atlântico e na margem direita da Baía de Guajará, formada pelos rios Moju, Guamá, Acará e Pará, é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP). A principal entrada marítima que leva ao Porto de Belém está entre a ilha do Fortim e a barra, o acesso é pelo canal Oriental, que tem 90 a 180 m de largura média, 6.000 m de comprimento e 7 m de profundidade. A bacia de evolução fica em frente à Doca do Ver-o-Peso e tem 500 m de comprimento por 500 m de largura.