ReDraf – A praticagem de SP sempre com inovações, maior segurança e fluidez por José Martins – diretor executivo
SISTEMA INÉDITO NO MUNDO
Por trás dessa operação simples, está a inédita tecnologia desenvolvida pela empresa Argonáutica em conjunto com Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN –USP). “É o primeiro projeto desse tipo desenvolvido e instalado no Brasil e também no mundo”, comenta o coordenador do TPN-USP, professor Eduardo Tannuri, salientando que com o emprego do Redraft haverá grande aumento na eficiência e segurança nas manobras. O objetivo do projeto é avaliar as condições ambientais do Canal de Santos em tempo real e verificar antecipadamente os riscos que a embarcação corre ao deixar ou chegar ao porto naquele momento. “O sistema determina qual é o maior calado possível para transitar de forma segura, ou seja, sem risco de o navio tocar o fundo ou perder a sua manobrabilidade”.
Por trás dessa operação simples, está a inédita tecnologia desenvolvida pela empresa Argonáutica em conjunto com Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN –USP). “É o primeiro projeto desse tipo desenvolvido e instalado no Brasil e também no mundo”, comenta o coordenador do TPN-USP, professor Eduardo Tannuri, salientando que com o emprego do Redraft haverá grande aumento na eficiência e segurança nas manobras. O objetivo do projeto é avaliar as condições ambientais do Canal de Santos em tempo real e verificar antecipadamente os riscos que a embarcação corre ao deixar ou chegar ao porto naquele momento. “O sistema determina qual é o maior calado possível para transitar de forma segura, ou seja, sem risco de o navio tocar o fundo ou perder a sua manobrabilidade”.