Praticagem e o Meio Ambiente – por Almirante Leal Ferreira – Comandante da Marinha do Brasil
Entrevista para o Programa Amigos do Mar –
Comandante Leal Ferreira – Comandante da Marinha
A Praticagem e o Meio Ambiente?
Almirante Leal Ferreira: As duas coisas se misturam.
A grande preocupação que nós temos em qualquer porto nacional é um acidente que venha causar danos irreversíveis ao Meio Ambiente.
Quando nós vemos esses navios químicos, navio gaseiros, navios petroleiros entrando em canais, passando por áreas de navegação difícil, aguas restritas, a gente percebe que temos que ter um cuidado especial.
E esse cuidado passa por ter uma boa Praticagem, uma Praticagem competente técnica, que é uma característica da Praticagem brasileira.
Nossos práticos se destacam pelo padrão técnico, pela competência, pela seriedade, pelo profissionalismo. Não ficam na a dever a nenhum prático do mundo.
Existem algumas discussões e essas, espero, que de alguma maneira. Isso melhore no futuro.
Hoje elas estão um pouco acirradas, mas, eu acho, que a tendência as coisas se ajeitem, por que não é possível que a gente permaneça na judicialização deste processo quanto a precificação.
Então de alguma maneira os práticos, os armadores, a própria Autoridade Marítima que é a Marinha, vai ter que chegar a um consenso para estabelecer uma metodologia sobre a precificação da Praticagem.
Mas uma coisa a senhora pode estrar certa.
Eu tenho muita segurança na operação dos Práticos nos nossos portos, e mesmo sabendo que a carga que muitas vezes é uma carga de alto risco.
Mas isso aí não temos tido acidentes e temos uma certeza:
Que nossos portos são portos seguros!
Comandante Leal Ferreira – Comandante da Marinha
A Praticagem e o Meio Ambiente?
Almirante Leal Ferreira: As duas coisas se misturam.
A grande preocupação que nós temos em qualquer porto nacional é um acidente que venha causar danos irreversíveis ao Meio Ambiente.
Quando nós vemos esses navios químicos, navio gaseiros, navios petroleiros entrando em canais, passando por áreas de navegação difícil, aguas restritas, a gente percebe que temos que ter um cuidado especial.
E esse cuidado passa por ter uma boa Praticagem, uma Praticagem competente técnica, que é uma característica da Praticagem brasileira.
Nossos práticos se destacam pelo padrão técnico, pela competência, pela seriedade, pelo profissionalismo. Não ficam na a dever a nenhum prático do mundo.
Existem algumas discussões e essas, espero, que de alguma maneira. Isso melhore no futuro.
Hoje elas estão um pouco acirradas, mas, eu acho, que a tendência as coisas se ajeitem, por que não é possível que a gente permaneça na judicialização deste processo quanto a precificação.
Então de alguma maneira os práticos, os armadores, a própria Autoridade Marítima que é a Marinha, vai ter que chegar a um consenso para estabelecer uma metodologia sobre a precificação da Praticagem.
Mas uma coisa a senhora pode estrar certa.
Eu tenho muita segurança na operação dos Práticos nos nossos portos, e mesmo sabendo que a carga que muitas vezes é uma carga de alto risco.
Mas isso aí não temos tido acidentes e temos uma certeza:
Que nossos portos são portos seguros!