Praticagem de São Paulo tem novas ações contra a Covid-19 por Lélio Console – vice presidente da Praticagem de SP
Os práticos são os primeiros a entrar em contato com a tripulação dos navios que chegam ao Porto de Santos e a Praticagem do Estado de São Paulo vem tomando todas as medidas necessárias para evitar os riscos de se tornarem vetores de transmissão para seus familiares, tripulantes e toda a sociedade.
A partir de terça-feira (25/05) um novo equipamento será instalado na Ponte da Praticagem no Centro de Operações, na Ponta da Praia, para garantir mais segurança nas operações: um Túnel de Sanitização por onde passarão práticos, marítimos e colaboradores, antes e depois de cada manobra, recebendo uma névoa de produto químico que garante proteção contra a Covid-19. No caso de operações em que a Praticagem tenha sido avisada de suspeitas de tripulantes com a doença, os práticos passam inclusive com as roupas (macacões) e óculos especiais para garantir uma proteção maior.
Esse equipamento, usado também em hospitais, empresas e em navios, permite a sanitização de roupas, calçados e acessórios das pessoas em deslocamento, por meio de um sistema de pressão e vazão, mais eficiente do que a pulverização tradicional. Os produtos utilizados não trazem riscos à saúde e seguem as normas técnicas da Anvisa.
Paralelamente, a Praticagem de São Paulo já iniciou um processo completo de desinfecção em todas as suas instalações, incluindo a sede, o estaleiro e as lanchas. Esse produto faz uma proteção em média por 15 dias, eliminando a possibilidade de o vírus ficar depositado em locais de acesso.