A
data foi oficializada pelo Decreto
Lei
3294 de 2016, da Prefeitura Municipal de Santos
Muitos
santistas, quando estão na orla da praia, já se acostumaram com a imagem de
navios entrando ou saindo tranquilamente em nosso canal de navegação e a
presença do prático subindo uma escadinha de corda, mas poucos sabem que esse
movimento é apenas o início de uma manobra: acesso ao navio. A função do prático começa
quando ele sobe a escada lateral e passa à cabine de comando do navio,
assessorando o comandante para conduzir a embarcação justamente no trecho mais
perigoso de uma viagem: o canal de um porto, em uma navegação em águas
restritas, quando qualquer decisão errada ou atrasada pode causar um sério
acidente.
Para
esse trabalho, um grande sistema é acionado com equipamentos de alta tecnologia
e informações em tempo real do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações
de Tráfego (C3OT), com tecnologia de ponta e operadores qualificados e
experientes, para realizar as manobras de embarque e desembarque nos navios com
segurança, colaborando para preservação da embarcação, da carga, da tripulação,
das pessoas e do meio-ambiente nas imediações das instalações portuárias.
E
dia 27 de Junho é a data que celebra oficialmente esse trabalho realizado 24
horas por dia, com agilidade e grau de excelência comparáveis aos mais modernos
e importantes portos do mundo, apesar das conhecidas restrições geográficas do
canal de Santos. Nessa data, em 1933, o Ministro de Estado dos Negócios da
Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195,
constituindo uma entidade com o objetivo de reunir grupos e indivíduos que
prestavam serviços de praticagem no porto santista. Surgia assim a Associação
dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos, que passou a funcionar a
partir do dia 2 de novembro daquele mesmo ano.
Para
Fábio Mello Fontes, Presidente da Praticagem de São Paulo, é fundamental
realizar com dedicação esse trabalho e ao lado de toda a equipe contribuir para
o País e para a região. “Nossa atividade é essencial para o Porto de Santos e
nos sentimos realizados ao reconhecer o acolhimento da comunidade. O olhar do
prático é sempre de muito respeito para a comunidade, seja através de parcerias
na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores do Porto, seja
com doações para instituições e investimentos para garantir a excelência do
trabalho”.
Meio ambiente
Além
de acompanhar as novidades tecnológicas e implantar equipamentos de ponta, a Praticagem
de São Paulo faz questão de servir de exemplo quando o tema é o meio ambiente.
Foi a primeira das Américas a obter o Certificado ISO 9000, pela excelência dos
serviços prestados, e a primeira a implantar o VGP, Programa de Gestão
Ambiental do Instituto Via Green, contribuindo no combate às mudanças
climáticas, com ótimos resultados e economia crescente de água, energia e
emissão de CO2.
O
vice-presidente, Bruno Tavares, reforça: “A empresa vem reduzindo os impactos
ambientais negativos no setor de logística e transporte, por meio do
monitoramento do consumo de água e energia, da geração de efluentes líquidos e
resíduos sólidos e das emissões de poluentes atmosféricos”.
Entre
as boas práticas adotadas por orientação do VGP, está a substituição por
modelos eletrônicos dos motores das lanchas que fazem a transferência dos
práticos para os navios. Até agora cinco lanchas estão com motores eletrônicos
e o processo alcançará todas as embarcações da frota. Uma novidade para 2025
será a concretização da parceria com a WEG, para construção de uma pequena
embarcação, totalmente elétrica.
Os
números revelam o retorno do programa iniciado em 2021: foram captados até
agora 3667m³ de água da chuva, com a economia de R$106.515,62; a energia
fotovoltaica no estaleiro, com 52 painéis, e 104 na sede, iniciada em janeiro,
representou uma economia de eletricidade de R$79.009,88. Outra boa notícia foi
a chegada de um separador de água e óleo e nova calha para ajudar a recolher o
óleo por contra da lavagem do tanque das lanchas.
Desafios
Com
duas escalas dos grandes navios de 366 metros no Porto de Santos, continua
sendo um grande desafio atingir maiores profundidades para que os mesmos possam
atracar com mais flexibilidade de horários, como reconhece Fontes: “O porto sofreu evolução, os terminais se
modernizaram, mas a geografia do porto é a mesma. Isso nos obriga a um jogo de
xadrez para coordenar as posições de entrada, cruzamentos e saídas para
otimizar e agilizar o resultado. O aprofundamento do canal é urgente e necessário
para otimizar as operações”.
O
presidente acredita que com investimentos e trabalho sério é possível chegar
aos 17 metros. “É preciso garantia de previsibilidade e segurança jurídica, em
termos de ter uma empresa contratada, para operar na plenitude. Nós vamos
continuar nos antecipando aos desafios e procurando fazer o melhor. Ficamos
felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho por parte de comandantes de
navios, de autoridades e da própria população”.