A Bahia Pilots promoveu uma modernização dos recursos tanto em hardware quanto em software. Duas câmeras de vídeo, em Salvador e Ilhéus, proporcionam mais segurança às manobras naqueles portos; e outras quatro estão previstas. Também estão em operação, nas mesmas áreas portuárias, duas estações meteorológicas e mais duas entrarão em funcionamento no Porto de Aratu e no Terminal Madre de Deus, abrangendo as principais áreas de serviço da Praticagem.
Um projeto de balizamento virtual está em análise na Capitania dos Portos e o sistema de calado dinâmico ReDRAFT foi contratado. São duas medidas que ampliarão a segurança das operações de grandes navios porta-contêiner, no Porto de Salvador, e das manobras de petroleiros com calado superior a 20m, durante operações de transferência de óleo entre navios nos portos e terminas da Bahia.
Um projeto de balizamento virtual está em análise na Capitania dos Portos e o sistema de calado dinâmico ReDRAFT foi contratado. São duas medidas que ampliarão a segurança das operações de grandes navios porta-contêiner, no Porto de Salvador, e das manobras de petroleiros com calado superior a 20m, durante operações de transferência de óleo entre navios nos portos e terminas da Bahia.