Nós estamos agora no Rio Trombetas que diferente do Rio Amazonas é um rio antigo, como geologicamente ele é chamado, isso significa que o leito dele já está todo definido as alterações são muito pequenas como é comum em outras afluentes do Rio Amazonas. Já o Rio Amazonas é considerado um rio novo geologicamente, porque o seu leito vai se definindo, isso é uma situação que ficou bem clara, como quando nós passamos em alguns trechos logo ali atrás, em que pela carta eletrônica que o navio tem que é de origem inglesa, nós passamos em cima de uma ilha, mas na verdade quando nós olhamos no radar e no ecobatimetro, nós passamos exatamente onde é o canal, e onde a carta dizia que era um canal, simplesmente era um banco de areia. Isso tem acontecido muito frequentemente aqui no Rio Amazonas, as cartas que são inglesas em vários pontos estão desatualizadas por muito tempo. Inclusive eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a Diretoria de Hidrografia e navegação que sempre nos apoiou aqui e que ultimamente eles têm dado um esforço muito grande rastrear essas alterações e de produzir os “bacalhaus”, os famosos bacalhaus da carta, com uma velocidade muito maior, em poucos meses nós tivemos as alterações do último verão. Isso é uma coisa que nos dá mais firmeza e complementa o serviço que nós fazemos todos os anos. Teve um período que nós tivemos que tomar uma atitude, porque toda vez que nós tínhamos o verão e tínhamos a seca do rio havia muitos encalhes aqui, simplesmente porque tínhamos mudanças rápidas na batimetria, e a decisão que foi tomada é que nós adquirimos ecobatimetro e sondas de última geração, equipamentos muito caros que tem que ser levados, onde a gente começa a perceber algumas dificuldades, isso significa que todo ano a Praticagem da Bacia Amazônica tem que investir milhões para poder rapidamente ter a resposta de onde o navio pode passar e com isso, o trafego marítimo não é só interrompido ele é servido por um serviço de Praticagem com segurança. O mais importante é você oferecer segurança, é você saber o que está fazendo, saber onde está passando, independente do que a carta náutica mostra. O prático não tem espaço para errar. O Prático da bacia amazônica tem que ter informação atualizada, a informação de pronto, nós conseguimos por nossos meios e realmente o trabalho da DHN melhorou muito e nós temos que enfatizar que existem muitos cortes orçamentários no país hoje. Então você ter um serviço como esse prestado pela Marinha do Brasil em tão alta qualidade, realmente nos deixa orgulhosos de estar contribuindo com a segurança nesse aspecto