No cargo de presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) desde agosto de 2019, Marcelo Neri traçou os planos e falou sobre assuntos que estão em alta no mundo do transporte aquaviário. A entrevista exclusiva ao Portal Amigos do Mar foi concedida na sede da Fenamar, em Santos.Os planos para o período a frente da Federação são muitos. “A primeira reunião presidida por mim foi em Fortaleza (CE), no fim de novembro, e apresentei alguns pontos da minha plataforma. O que foi feito anteriormente foi bem feito e a gente quer dar uma cara nossa para alguns pontos”.Entre os pontos que serão destacados durante a gestação de Neri estão a padronização da categoria, nivelar os valores referenciais, inserir mais tecnologia ao trabalho e a valorização da categoria. “Queremos ter um olhar atento para tecnologia e ao que ela pode servir de acelerador para o negócio. Sistemas onlines, portos sem papel, sistema da receita federal online”.O presidente da Fenamar quer ainda que o agente marítimo tenha mais destaque entre as autoridades. “O agente marítimo hoje precisa de mais relevância perante as autoridades, os atores e todos os interlocutores. Dizer mais quem somos e essa transição do agente marítimo, fazer o marketing da categoria. Ele não é só aquele ator que cuida do navio antes dele entrar, sem o agente o navio não entra ou sai do porto.Algumas pessoas ainda confundem a função de agente marítimo e agente de cargas, por exemplo. “O agente marítimo é consultor de inteligência de mercado, em termos de comércio exterior por exemplo, pois tem todas as informações nas mãos”, completa Neri.Projetos de eventos em Brasília, como workshops para fazer o marketing do agente marítimo, sem deixar o dia a dia de lado. “Estamos em busca dos interesses da categoria como as pautas do código comercial, cabotagem, multas da receita federal que é nosso calcanhar de aquiles”. O presidente diz ainda que em algumas filiais é necessário uma mão de obra mais qualificada e por isso a capacitação e qualificação profissional também são destaques entre os planos da sua gestão.A Fenamar atua em todo o território nacional na coordenação e proteção dos interesses da categoria econômica do agenciamento marítimo, associada os Sindicatos das Agências de Navegação Marítima existentes em 14 estados brasileiros.Marcelo Neri também já ocupou o cargo de presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima (Sindamar) do Estado de São Paulo e explica a diferença de assumir um desafio nacional.“A gente tem uma linha diferente de conduta, porque os nossos afiliados são os sindicatos, enquanto no sindicato os nossos afiliados eram as agências. Na Fenamar a gente tem o cuidado de elevar os sindicatos. A gente atua para o sindicato, que atuam para asO presidente da Fenamar também falou sobre problemas que afetam o transporte aquaviário no Brasil. Veja qual é a opinião de Marcelo Neri sobre alguns pontos importantes para evolução do setor.Gargalos da cabotagem“Um dos gargalos é o combustível e a questão do ICMS em cima dele. A questão burocrática, do jeito que a cabotagem vem sendo tratada todos esses anos, não faz sentido. Porque a legislação para o transporte rodoviário é de um jeito e para um navio é vista de outra maneira, sendo que o transporte é dentro do território brasileiro. Você tem que ter o mesmo tratamento fiscal, tributário, burocrático. Isso que a gente defende, que o navio tenha o mesmo tratamento burocrático que um caminhão tem, principalmente na questão do combustível”.Um bom planejamento logísitico também faz parte das soluções para diminuir os gargaloes da caboragem. “Para o agente marítimo a logística como um todo é importante. O transporte do Brasil foi planejado, de certa maneira, de forma errada. Mas foram planejados e hoje o transporte rodoviário é algo importante, que tem que ser dado seu valor, como o ferroviário também. Como nós trabalhamos com navio nosso interesse é que o transporte aquaviário tem que ter esse valor”.Marcelo Neri contou que a Fenamar dá apoio a Aliança Pró-comex para um estudo, solicitado pelo Governo Federal, sobre a parte micro da cabotagem (custos, processos, taxas de terminais, etc). “Participei de algumas reuniões em Brasília. Eles estão levando para dentro da CNT para financiar esse estudo e apoiar o projeto BR do Mar, também do Governo. O objetivo é apontar o que há de melhor em termos de taxas portuárias, por exemplo, processo burocrática atual e como ele pode vir a ser”, explica.A Aliança Pró-Comex vai fazer reuniões com todas as federações, associações, confederações para mapear um porto diferente. Para que no final seja apresentado um estudo completo de melhores práticas de mercado para que seja implantado.Projeto BR do Mar e Código Comercial“O projeto BR do Mar é uma política de Estado, então vamos agora ver o processo dos portos como vai se dar, como era antes e como está com a evolução da cabotagem. Quais são os incentivos nos terminais para que a cabotagem tenha maior atratividade”.Novo Código Comercial é um dos temas que a Fenamar está acompanhando de perto. “Esse foi o tema que mais tratei em Brasília desde a minha posse, em 30 de agosto (2019). O capítulo de Direito Marítimo dentro do nosso código vigente é de 1850, então lá cita caravelas ainda. De alguns anos para cá a ABDM (Associação Brasileira de Direito Marítimo) vem trabalhando um novo capítulo para esse código comercial que será votado no congresso”.Marcelo explica que a exclusão do capítulo inteiro foi cogitada. “A Fenamar vem batalhando para que esse capítulo seja mantido, pois há o texto sobre o agente marítimo. Várias frentes estão junto conosco para manter o Direito Marítimo. Nosso texto do agente marítimo está feito do jeito que a gente quer, defendendo os interesses da categoria”.Qual é sua definição de Porto Seguro? Eu vou de metáfora! A gente tem que dar atenção a todas as pessoas, e uma vez eu conversando com o zelador de prédio me disse que todo homem precisa ter um ponto para voltar. A gente tem que dar importância para todas as pessoas, independentemente de qual cargo ou posição ela está. Então você precisa em alguns momentos da vida arriscar, mas sempre ter um porto seguro para te dar base e focar em outras coisas e poder voltar. É um ponto de referência, o porto seguro são seus valores.Marcelo NeriCasado há 24 anos, completando 25 anos em 2020, tem três filhos – dois meninos de 24 e 22 anos e uma menina de 15 anos, além de um neto do filho mais velho. Também é presidente da empresa Alphamar, com sede em Santos, e é graduado na Fundação Getúlio Vargas e em universidades internacionais.
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